sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tropa de Elite II

Por Juliana Portella

"Acorde.O tráfico já era. A milícia é uma realidade que se impõe. E é a grande ameaça à segurança pública" 


               Arrastou multidões às salas de cinema logo nos primeiros dias, quem não garantir compra antecipada, não assiste ao sucesso de bilheterias, cuja estréia oficial foi dia 8 de outubro, em evento hollywoodiano em Paulínia (SP).
                Assim como a história original, escrito pelos policiais do BOPE André Batista e Rodrigo Pimentel, em parceria com o antropólogo Luiz Eduardo Soares desmascara as mazelas do sistema policial carioca, o filme surpreende ao mostrar a conivência política com o crime.
              Assisti ao filme na segunda-feira desta semana e saí da sala de cinema transbordando de indignação graças aos vários esquemas vistos, a atuação das milícias e os litros de sangue derramados nas operações na favelas. A grande atuação de Wagner Moura está de arrepiar, desta vez, com um drama familiar. Fora do Bope, como ele mesmo diz, 'Ao sair do BOPE caí pra cima',
Nascimento ocupa a subsecretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, e,  descobre, trabalhando lá, que o principal alicerce do sistema corrupto do crime vem de cima. É financiado por políticos. Vale ressaltar que se esse filme fosse lançado antes do dia 3 de outubro daria o que falar. Na verdade traria problemas para seus idealizadores,  já que, como novidade, existe um personagem que lembra o até então eleito Senador Wagner Montes (PDT), dono da famosa frase " Bandido bom é bandido morto". E um outro personagem, o Fraga, que lembra Deputado Estadual   reeleito Marcelo Freixo (PSOL), que abriu CPI em combate as milícias do Rio de Janeiro.
                 As milícias são uma grande ameaça ao Estado democrático e de direito, o pior tipo de crime organizado, porque envolve polícia e política.

Um comentário:

  1. Juliana você está te Parabéns!!!
    Escreve muito bem!!!
    Nas Eleições 2010 o nosso Deputado Estadual mais votado foi o Wagner Montes "Bandido Bom é Bandido Morto", o Deputado Federal é o Marcelo Itagiba, e o Presidente da ALERJ que tentou ser senador é o Jorge Picciani.
    Realmente se o filme tivesse sido exibido antes da Eleição do Primeiro Turno 2010, o Marcelo Freixo do PSOL não ficaria abaixo do Wagner Montes como Deputado Estadual mais votado do Estado do Rio de Janeiro!!!
    Gláucio Tai-Chi
    Presidente do Instituto Tai-Chi

    ResponderExcluir