sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Observatório de Favelas lança campanha contra o homicídio de jovens negros



No último domingo, 10 de novembro, foi  realizado o ato de lançamento da Campanha “Juventude Marcada Para Viver”, no Parque de Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro. O objetivo do trabalho é sensibilizar e mobilizar a sociedade para a questão que ameaça a vida da juventude fluminense. A cada ano morrem cerca de 50 mil pessoas assassinadas em nosso país. E neste número trágico existe outro dado fatal: a juventude negra é a mais afetada. Para se ter ideia da dimensão do problema, somente no Rio, no ano passado, 1.418 jovens foram mortos. Destes, 76% eram negros.

Grande parte desses homicídios acontece em ações policiais realizadas nas favelas e periferias fluminenses. Isso perpassa, em grande medida, dos confrontos armados gerados pela adoção de uma estratégia essencialmente militarizada no enfrentamento dos grupos criminosos que disputam o domínio desses territórios.

Apesar de todas as conquistas democráticas, o Brasil convive ainda hoje com um instrumento utilizado pela ditadura para encobrir ações de extermínio praticadas contra “o inimigo”.

Entre as principais metas da Campanha está a coleta de assinaturas em favor do compromisso público para que o Governo do Estado assuma um protocolo normativo da ação policial. Entre as principais propostas, destacam-se: que a intervenção dos agentes de segurança pública obedeça aos princípios da legalidade e da preservação da vida dos moradores das favelas, sendo obrigatórios a identificação dos policiais em qualquer ação e o uso de mandados judiciais individuais para o ingresso em domicílios particulares; a proibição de uso de armas de fogo a partir de helicópteros; e, que na formação dos agentes de segurança pública contenha conteúdos sobre as relações raciais e geracionais visando eliminar práticas de discriminação nas abordagens policiais.

Para conhecer a petição, clique aqui


Debate no parque




O domingo de sol no Parque de Madureira reuniu artistas, ativistas e simpatizantes da ação. Música, arte, poesia,  reflexão e muito debate com escritor Francisco Bosco, o criador da Agência de Redes para Juventude Marcus Faustine, o ator André Ramiro, o ativista e escritor Dudu Morro Agudo e o Rapper Bnegão agitou a público.

Francisco Bosco lembrou a morte do jovem Gualter Damasceno Rocha, o Gambá, 22 anos, considerado o Rei do Passinho, que foi assassinado de forma cruel. — O Gambá foi torturado até a morte, e é triste ver que assim como ele, muitos outros jovens tiveram seus sonhos interrompidos por um auto de resistência. Vejo o Passinho com muita potência pois o movimento encara essa ideia da campanha ‘Juventude marcada para viver’, que quer deixar a  juventude realizar suas potências. Deixe a Juventude viver, vamos assinar essa petição pela vida. — disse Francisco.

O Rapper BNegão também apoia a campanha. 

— Estou aqui para dizer que apoio a iniciativa. Tenho minhas dúvidas se o governo aceitará. Mas quero aproveitar para colocar que a pressão é um ótimo começo, uma hora o Governo deverá ceder. — finalizou o Rapper BNegão.


Para assinar a petição, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário