quinta-feira, 14 de junho de 2012

Favela+20


Debate "meu mundo no Planeta" inaugura programação da Rio+20   na Comunidade da Babilônia e Chapéu mangueira




Quem pensou que a Conferência das Nações unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, é um encontro entre chefes de estado e grandes empresários, se enganou. Hoje, na UPP Babilônia - Chapéu Mangueira, no Leme, foi realizado um grande debate entre jovens de diversos lugares do mundo com objetivo de redesenhar o futuro do planeta.
Organizado pelo Ica - Núcleo de Informação, Conhecimento e Atitude, o debate foi a culminância do projeto "Meu Mundo no Planeta" que traz a tona a discussão acerca da sustentabilidade através do viés do social, ambiental e econômico.
Jovens de diferentes perfis se reuniram para discutir  eixos da Rio+20 através dos dados de uma pesquisa proposta pela instituição. O resultado foi uma lista de sugestões para tornar o planeta um lugar melhor. Esse documento será apresentado para a Cúpula da Rio+20. Entre os assuntos estão transporte, consumismo, economia verde, desenvolvimento sustentável e etc.
“ É papel da juventude pautar a agenda política em prol de uma sociedade sustentável. É hora de pensarmos como queremos o futuro” disse, durante abertura do debate,   Alvaro Maciel, Presidente do ICA.
A pluralidade cultural aqueceu o debate. Moças e rapazes de diferentes realidades discutiam juntos os rumos do planeta. Da favela ao exterior, passando pela Zona Sul do Rio de Janeiro, jovens de diferentes e personalidades, formações e nacionalidades mostravam suas visões em prol de uma mesma causa: um mundo melhor.  
Laura, 29 anos, ecologista, Colombiana, morou 8 meses em Manaus e agora está fazendo mestrado aqui no Rio. “ Vejo que aqui no Brasil há carência de políticas públicas em prol do meio ambiente.” 



“É fundamental que a gente pense no meio ambiente e na sua preservação. As próximas gerações dependem de nós. Não adianta pensar em um mundo mais justo, erradicar a  pobreza,combater a violência,  melhorar a educação, se não houver futuro. O primeiro passo para mudar o mundo e preservando-o” Declarou Lara Espirito santo, 24 anos. Ex-aluna da escola Britânica  e mestre em economia Sustentável.  

“ Acho que cada um deve fazer sua parte. Esse tipo de debate é importante pra nossa conscientização.” Victória Povoa, 15 anos. Estudante da Escola Municipal Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário