sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pente-fino na Educação




Hoje, foi publicado no Diário Oficial do Estado, o afastamento do cargo de diretora Geral do Instituto de Educação Rangel Pestana,  Luiza Leopoldina. 

A Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC)  alega que o motivo da destituição do cargo foi o alto índice de reprovação no ano passado. A decisão autoritária do governo ditador de Sérgio Cabral  revoltou estudantes e professores, que se mobilizaram, suspenderam as aulas  e foram para as ruas, em busca de justiça.

O Instituto de Educação foi a primeira  escola do Brasil a  eleger um diretor   através do voto direto da comunidade escolar. Uma escola de referência em ensino na região, tem como excelência a formação de professores. Acatar essa decisão autoritária é um retrocesso.
 
Charles Nóbrega, ex-aluno.
"Isso é uma política autoritária.  O governo quer nos adestrar. Alto índice de reprovação  é uma alegação absurda e infundada. Não vamos aceitar"  Diz, indignada, o Professora  de inglês, Janete. 

 " A eleição direta para diretor foi uma conquista de  estudantes, pais e professores. escolher seu representante é um direito que o Estado quer  roubar. estamos indignados.  Quem deveria ser distituído do Cargo é o Sérgio Cabral, isso sim." revela o  Ex-aluno  Charles Nóbrega, 22 anos. 
 
 Estudantes e profissionais se dirigiram  para as ruas do Calcadão de Nova Iguaçu, onde realizaram um protesto, exigindo a volta da diretora.

Guilherme Félix  Presidente do Grêmio
"Os estudantes estão protestando contra o autoritarismo. É papel fundamental do Movimento Estudantil estar de frente a essa mobilização. Enquanto a  diretora não voltar vamos protestar. Garante o Presidente do Grêmio, Guilherme Félix, 20 anos.  


" Não vamos nos adaptar. É papel fundamental dos estudantes ir à luta em busca de democracia. A Luiza tem feito um bom trabalho por nós, queremos ela de volta. Não vamos aceitar sua saída." Completa o estudante representante do Grêmio, Saulo Borges, 19 anos.  




                                                            Estudantes se mobilizam



Estudantes Protestam no Calçadão de Nova Iguaçu
                                      Estudantes seguram cartaz  na entrada da Escola

4 comentários:

  1. Parabéns Ju !

    Cabral está se tornando o melhor do melhor do mundo em ir contra o direito a democracia dos cidadãos cariocas e fluminenses.!

    ResponderExcluir
  2. Vamos , enfrentar esses monarcas da atualidade, com o poder da nossa voz de estudante. Mesmo com alto indice de reprovação o IERP. continua e sempre continuará, sendo a melhor escola de Nova Iguaçu. O governo quer alunos leigos, por isso passam alunos sem aprender nada. Agora quando uma escola está comprometida a ajudar e se necessário reprovar os alunos que assim seja. Educação não é opção é prioridade.

    ResponderExcluir
  3. A Alegação que utilizaram para essa arbitrariedade é sobre o alto índice de reprovação no ano passado porém quero ver noticiarem que o IERP tem sido a anos um exemplo de Instituição e um sonho para diversos estudantes, ele tem formado a décadas profissionais capacitados. Agora me digam é mais valido formarem profissionais dignos ou serem submetidos a esse sistema ridículo.

    *louvise

    ResponderExcluir
  4. Tive o prazer de defender minha dissertação de mestrado sobre esta instituição e minha pesquisa mostra justamente a importancia desta escola na região e o quanto a direção atual e seu corpo docente são engajados em fazer uma formação de professores de qualidade! Abaixo o autoritarismo cabralesco! Ass: Olga Paiva

    ResponderExcluir